Entrevistado:

120.2.I1 - Ivonilde Morrone

Data da entrevista: 22/05/2012

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Função, Escola, Período

Biografia

A professora Ivonilde Morrone nasceu em Urutaí, Estado de Goiás. Estudou na Escola Normal de Brasília, especializou-se em alfabetização no primeiro curso de especialização no Rio de Janeiro, um curso no INEP com a professora Juraci Silveira, frequentou o curso pelo Programa de Assistência Brasileira-Americana ao Ensino Elemental, “PABAEE”. Fez suficiência pela Faculdade de Filosofia de Goiânia; e um curso de especialização nos Estados Unidos da América, durante um ano. Em sua volta ao Brasil, fez o curso superior de Letras pela Universidade de Brasília. \r +
A carreira profissional foi direcionada sempre à docência, é professora desde os 18 anos de idade, tendo experiências com as séries do primário, do ginásio, da Escola Normal, e experiências de direção e supervisão de ensino também. Atuou durante seis anos na Escola Paroquial de Santana em Anápolis, aos 21 anos ingressou no serviço público, atuando principalmente na área de alfabetização. Na década de 60, veio a Brasília por meio de um concurso público em nível nacional, na área do magistério. A partir daí a professora Ivonilde Morrone começou seus projetos na área de alfabetização de crianças no Distrito Federal.\r +


Áreas de atuação
  • Alfabetização

Resumo

A professora entrevistada Ivonilde Morrone discorre sobre suas principais experiências na área de Educação realizadas no Distrito Federal, enfatizando a supervisão de professores na alfabetização de crianças, no período dos anos 60; e dos anos 70 e 80. \r + + + +
Na primeira parte da entrevista, a professora recorda dos pontos principais de sua formação baseada no conhecimento de atividades pedagógicas atuais na época, que foram primordiais para sua atuação na área de alfabetização, como o conhecimento (atualizado na época) do “Método de Contos Simplificado”, e os subsídios do curso “Pabaee” frequentado por ela na Escola João Pinheiro na cidade Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais. É descrito, também, os resultados das aplicações práticas feitas pela professora para os alunos, para o treinamento de educadores, e para as escolas as quais supervisou.\r + + + +
Na segunda parte da entrevista, a professora discorre, também sobre um dos projetos que realizou, considerado inovador na questão dos métodos de alfabetização, feito na Escola 01 do Núcleo Bandeirante localizado na Vila do Divinéia. São relatadas as metodologias de pesquisa sobre as atividades a serem desenvolvidas com os alfabetizandos e com os seus professores, os testes de nivelação feitos com as crianças, e também, a dinâmica trabalhada a fim de estimular o interesse dos alunos pelos aprendizados em salas de aula. É descrito também, a preocupação da professora pelo registro dessas propostas e atividades, para que essas idéias fossem pensadas pelas gerações sucessoras de alfabetizadores e educadores.\r + + + +

Local da entrevista: Brasília - DF

Palavras-chave

Observação


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